Monte sua mesa e bon appetit!

Você irá receber convidados em sua casa e na hora de montar a mesa, começam a surgir as dúvidas.
Qual a posição dos copos, talheres e guardanapos?
Qual talher deve ser utilizado primeiro?
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você não se preocupe, e possa fazer deste momento o mais agradável tanto para quem convidou, como para os convidados.

A disposição dos pratos, dos copos e dos talheres é sempre a mesma e o que pode variar é a quantidade desses itens à mesa.

Talheres 
A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste. O garfo para salada normalmente é menor e mais largo que o garfo principal. O conceito é que os talheres são utilizados sempre de fora para dentro.

Copos
Os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.

Pratos
Em uma refeição à francesa, quando há alguém servindo os pratos, estes são retirados da mesa juntamente com os talheres utilizados, à medida que mais pratos vão sendo servidos. O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat é um prato largo, colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.

Guardanapos
Cuidadosamente dobrados, os guardanapos podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Pode ser utilizado argolas decorativas nos guardanapos. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

Posição dos Convidados à Mesa
Para que a refeição transcorra o mais agradável possível, procure dispor os convidados que tenham interesses comuns e afinidades, próximos uns aos outros, nem sempre este ponto é levado em consideração, mas vale a pena se dar uma atenção. Também é interessante que se intercale na mesa homens e mulheres.

Seja qual for a refeição, almoço, jantar, mais ou menos formal, o importante mesmo é que todos se sintam bem!

Fonte: http://www.brinox.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Monte sua mesa e bon appetit!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s